Histórico do Mercado dos Clubes de Assinatura no Brasil

Os clubes de assinatura começaram no Brasil no final de 2011, mais ou menos na mesma época que nos EUA.

Por aqui os primeiros foram Shoes For You, GlossyBox e Wine. Os dois primeiros já fecharam as portas. Demorou um pouco para o mercado ter uma relevância, o crescimento por aqui foi menos acelerado que nos EUA.

Muitos clubes foram criados em 2014 e 2105. Esses foram anos de bom crescimento para os players.

O ano de 2016 também foi de expansão e foi marcado por investimentos de grandes empresas de conteúdo como o grupo Abril, com o lançamento da GoBox e de grandes varejistas enxergando como um canal de distribuição como por exemplo a P&G.

Em 2017 o ritmo do crescimento diminuiu um pouco. Nos EUA a Amazon lançou um marketplace de assinaturas que deve movimentar o mercado. No Brasil, o grupo que emite a carteirinha do estudante também lançou um marketplace, o Brodda.

Hoje existem aproximadamente 350 clubes de assinatura no Brasil. Os nichos com maior número de assinantes atualmente são: vinhos, cervejas, produtos de beleza, livros e itens voltados para o público Nerd.

Esse artigo foi escrito por Gabriel Ribeiro da BistroBox com colaboração do Felipe Wasserman da PetiteBox e do Thierre Penteado do Nerd ao Cubo.

Você pode copiar esse artigo, só peço que mencione o link do site: www.ClubesdeAssinatura.com.br.

Fazendo isso você vai contribuir com nossa missão de difundir a cultura de assinatura no Brasil.